Etiquetas

,

Luiz Carlos Bresser-Pereira, Maria da Conceição Tavares e Samuel Pinheiro Guimarães estarão entre os conferencistas do debate que terá lugar no Centro de Convenções do BNDES, Rio de Janeiro, de 15 a 17 de agosto próximos. O tema geral será “A crise e os desafios para um novo ciclo de desenvolvimento”. Com o evento se realizará o I Congresso Internacional do Centro Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. A nota do Centro que dá notícia sobre o debate e o link para maiores detalhes sobre a temática e os participantes vêm a seguir.

“A crise e os desafios para um novo ciclo de desenvolvimento” é o tema do 1º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de agosto. Os novos desafios da globalização financeira serão analisados e discutidos sob a ótica econômica, política e dos movimentos sociais de todo o mundo no momento de incerteza criado pela crise. Os temas dos debates – desenvolvimento sustentável, política industrial, inovação, ciência e tecnologia, política social, bancos de desenvolvimento, entre outros, foram propostos por intelectuais, professores e agentes políticos do próprio Centro, numa busca por respostas aos entraves que podem vir a ameaçar o Brasil e a América Latina nos próximos anos. A ideia é reunir estudantes, pesquisadores e todos os interessados em pensar o desenvolvimento nacional.

Os conferencistas convidados serão o economista indiano DeepakNayyar; o economista Ignacy Sachs; o presidente do Centro de Economia Política e ex-ministro da Fazenda e da Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Bresser-Pereira; e a economista Maria da Conceição Tavares. Entre os palestrantes estarão também o ex-senador Saturnino Braga, conselheiro do Clube de Engenharia; Itamar Silva, coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE); Milton Temer, jornalista; e Samuel Pinheiro Guimarães Neto, ex-ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O evento, que é uma realização do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Eletrobras, Petrobras e Banco do Nordeste, acontecerá no Centro de Estudos do BNDES, na Av. República do Chile, 330, 8º andar, próximo ao metrô da Carioca. Para mais informações, visite o site.